Para gerar emprego, Nova Era questiona quando será feita a abertura de inscrições de novos food trucks em Mauá

Por Portal Opinião Pública 02/09/2021 - 12:24 hs
Foto: Divulgação

Presidente da Câmara questiona poder Executivo se há previsão para início do processo 

 

O presidente da Câmara de Mauá, Zé Carlos Nova Era, apresentou uma proposta para aumentar a oferta de empregos na cidade. Durante a sessão da última terça-feira (31), o vereador entrou com requerimento questionando o prefeito sobre abertura de edital para novas autorizações de food trucks e barraca de comida de rua na cidade.

Para o presidente da Câmara esta proposta aumenta a oferta de empregos na cidade. “O dinheiro vai girar dentro do município e, dessa forma, aquecer a nossa economia”, explicou.

O vereador destacou ainda o alto número de desempregados no Brasil. “São 14,4 milhões de pessoas que estão sem trabalho, número que ainda é reflexo do impacto da pandemia no setor econômico”, ressaltou. O número é o mais recente apontado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os números de pessoas que trabalham por conta própria também é outro fato que prova a necessidade de autorizar novos negócios em Mauá. O IBGE estima que 24,8 milhões de pessoas estejam trabalhando por conta própria – isso significa que a cada 10 postos de trabalho adicionados no país no último ano, sete foram por conta própria.

Nova Era afirmou que muitos munícipes o procuram querendo informações sobre abertura de inscrições para novos food trucks e barracas de comida, pois possuem o sonho de empreender.

A população que trabalha de maneira independente já representa 28,3% dos brasileiros com algum tipo de ocupação. “Food trucks e barracas de comida podem ser facilmente uma renda para MEIs (Microempreendedores Individuais), por exemplo”, ressaltou.

Nova Era salientou que festivais gastronômicos também oferecem uma oportunidade de lazer para as famílias. “É possível fazer eventos com brinquedos para as crianças e os food trucks e com a entrada gratuita, o que vai proporcionar programas em família de forma barata”, disse.